PESCADORES DE CRIANÇAS

Artigos

Artigos

Estão morrendo sem a salvação...


Ao ver a foto desta criança da étiópia, agachada no chão, com a cabeça descaída face ao chão, encurvada, pele e osso, com a cabeça bem maior que o corpo, disforme, não pude conter as lágrimas. Atrás desta criança, a poucos centímetros, um imponente urubu, parado, imóvel, observando atento e pacientemente o momento de se apossar daquela vida que se esvai aos poucos, sem esperança, condenada ao fim, o cheiro de morte faz do urubu um expectador ansioso e persistente.

Naquele momento, observando esta foto, não pude conter as lágrimas que se tornaram num choro compulsivo, com uma dor sobrenatural, lá de dentro do peito. O Espírito Santo me fazia sentir a dor, o grito silencioso de uma vida que clama por ajuda, a dor silenciosa da desesperança e solidão. Neste mesmo momento o Espírito de Deus me revelava, que espiritualmente esta cena e situação é o quadro real de muitas e muitas crianças que estão morrendo, definhando aos poucos, ao nosso lado, ao nosso redor, em nossa frente. A espreita, muito mais voraz que o urubu da cena que espera para dar o bote, satanás, que não espera, ataca sem piedade, sem poupar nada, para roubar , matar e destruir a criança faminta e sedenta de Deus.

SOS é urgente, um resgate por vidas infantis, quem irá tão prontamente?

Não há tempo? Muitas "atividades" na igreja, o calendário precisa ser cumprido a todo custo. É preciso ensaiar... preparar... as festinhas(dia das mães, pai, criança, pastor, igreja, natal...e por aí vai...)

Quem alcançará estas crianças para Jesus? Muitos de nós não podemos estar na África, alimentando e salvando suas vidas espiritual e materialmente, mas podemos orar pelas crianças africanas.

Mas e as crianças brasileiras, cariocas, que cruzam conosco todos os dias? A todo momento? Vamos ignorar a cena real a que nos remete o Santo Espírito de Deus?

Tanto podemos fazer para tirar muitas e muitas crianças das garras de satanás e transportá-las das trevas para a maravilhosa luz de Jesus.

Como obreiro, professor, líder, pastor(a) de crianças, como filhos e servos de Deus, o que estou fazendo por estas crianças que estão ao meu lado e não entram na minha igreja? Não há meio termo, é ignorar ou alcançar!

Você não pode alcançar uma criança africana, não pode fazer nada pessoalmente por aquela criança da foto, mas pode alcançar 10 crianças cariocas.

Deus conta com você!

No amor de Jesus
Claudia Guimarães


"Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue"?
"Formosos são os pés dos que anunciam as boas-novas!
Romanos 10:13 a 15

 voltar ao topo

 

Bases Bíblicas para a evangelização de crianças

A Bíblia manda evangelizar as crianças

1. "Ide... pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15). A criança, também é uma criatura.
2. "Deixai vir a mim os pequeninos"disse Jesus. (Marcos 10:14)
3. "Apascenta os meus cordeiros". (João 21:15)
4. Não é da vontade de Deus que uma criança se perca. (Mateus 18:14)
5. A Bíblia manda ensinar as doutrinas fundamentais às criança.:
a) As crianças do Velho Testamento deveriam conhecer o significado da Páscoa (Êxodo 12:26,27).
b) "Desde o menor" deve ouvir os mandamentos de Deus (II Reis 23:2; II Crônicas 20:13; Deut. 6:7; 31:12,13; Efésios 6:4). Tanto em casa com os pais, como na congregação do povo de Deus, as criança devem ser doutrinadas na lei de Deus.
c) As crianças estiveram presentes em sessões de arrependimento em Israel (Esdras 10:1)
d) A nova geração deve receber o pleno conhecimento do poder e das obras maravilhosas do Senhor, para que não se torne uma geração dura e rebelde ( Salmo 78:1-8)

Claramente a Bíblia nos mostra que uma criança pode se salvar

1. Crianças foram incluídas entre os "santos"de Éfeso (Ef. 1:1 com 6:1)
2. Jesus falou "destes pequeninos que crêem em mim" (Mateus 18:6) (O menino que Jesus pos no meio dos discípulos foi uma criança pequena, (Marcos 9:36), onde lemos que Jesus tomou-a em seus braços. Até que idade normalmente uma criança é tomada nos braços? )
3. O adulto precisa se tornar como uma criança para se salvar, tornando evidente que a criança está na idade ideal para tomar sua decisão ao lado de Cristo. (Mateus 18:3)

A Bíblia prova que uma criança é pecadora e pode se perder

1. Todos nascem no pecado e são possuidores de uma natureza pecaminosa (Salmo 51:5; Romanos 5:12)
2. O coração do homem é mau desde a meninice (Salmo 58:3)
3. O fato de Jesus declarar que não é da vontade do Pai que uma criança se perca indica que ela está em perigo, (Mateus 18:14)

A Bíblia ainda ensina

1) Jesus recebeu "perfeito louvor"da boca dos pequeninos (Mateus 21:16)
2) Na sabedoria de Deus, Ele muitas vezes oculta dos lábios e entendidos as verdades eternas e as revela aos pequeninos"(Mateus 11:25)
3) Com o "coração"se crê, não com o intelecto (Rom.10:10). Não é preciso entender tudo; basta aceita pela fé o simples plano da salvação.
4) "O homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode enten
dê-las porque elas se discernem espiritualmente" (I Cor.2:14), Samuel, Josias e muitas outras. O poder de cristo é suficiente para aperfeiçoar a obra iniciada em seus corações ( Fil. 1:6; João 10:28)

"Apascenta os meus cordeiros" - APEC

Não se esqueça que as crianças dependem de nós para mostrar-lhes o caminho certo. Falharemos?
Ganhando uma criança para Cristo, ganha-se uma vida inteira para ser usada no serviço de Deus. Participe do PROJETO 2001, precisamos alcançar as crianças de nossa cidade para Jesus, começando de nossa Jerusalém! Qual a sua Jerusalém? Rio, Minas, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Amazônia, Pantanal, Blumenau...

Quantas crianças da rua e vizinhança de sua casa e de sua igreja estão sendo alcançadas para Jesus? Quantas delas entram em sua igreja?

Saiba mais sobre o Projeto 2001.

voltar ao topo

COMO CONDUZIR UMA CRIANÇA A CRISTO

Podemos levar crianças a Cristo em qualquer lugar a qualquer hora: em nosso lar, na classe de crianças, viajando, na praia ou na rua.
Onde quer que façamos o trabalho, há certos passos que devemos seguir para que a criança entenda aquilo que está fazendo, a fim de ela realmente nascer na família de Deus e ter certeza de ser salva desde aquele momento.

Observações gerais:

  • Devemos recordar sempre que quem converte uma pessoa não é o professor e sim o Espírito Santo de Deus
  • Há imensa variedade de caminhos através dos quais as pessoas chegam a Deus, é impossível determinar uma regra que aplica-se a salvação de todos.
  • Muitas crianças tem experimentado uma verdadeira conversão, mesmo usando com eles terminologias simbólicas e confusas. A graça de Deus é maior que todos os métodos humanos.

Passos a seguir ao levar uma vida a Cristo:

  1. Mostre-lhes sua necessidade da salvação (Rom. 3:23; Isa. 53:6)
  2. Aponte-lhes o caminho da salvação - Cristo, o filho de Deus, crucificado em nosso lugar, ressureto dos mortos (I Cor. 15:3,4)
  3. Leve-a a receber o presente da salvação ( João 1:12; Ef. 2:8,9)
  4. Mostre-lhe pela Bíblia, que, tendo recebido Cristo como Salvador, agora tem a salvação (João 3:36)

Métodos que podem ser usados:

  • Livros sem palavras
  • Método dos dedos
  • Usando figuras (O céu como ir lá)
  • Cartões
  • Coração de feltro
    Tudo mais que você criar... Sempre com os pontos básicos do plano de salvação:
  • O amor de Deus
  • Cristo, o filho de Deus
  • Nosso pecado
  • A morte de Cristo em nosso lugar
  • O salvador ressureto
  • O presente da salvação - precisa ser recebido

Ao fazer o apêlo em grupo:

  • Deve ser claro, sem simbolismos
  • Não ser extenso, sem forçar ou impelir a decisão da criança.
  • Pessoal Ex: Você quer entregar... ao invés de alguém

Pontos a observar ao conversar com a criança após a conversão (aconselhamento)

  • Pergunte porque ela atendeu ao apelo: deseja receber a Cristo/ está imitando outros/quer agradar o professor./outra necessidade.
  • Permita que a criança leia os versos bíblicos ou repita você / não usar vesículos demais
  • Perguntas que podem ser utilizadas: Qual seu nome?/Porque você veio a frente?/Você sabe que é um pecador (Rom 3:23)/ Que Jesus fez para salvá-lo?/O que Jesus quer que voc6e faça agora?
  • Se você o receber, crendo nEle, o que Deus promete fazer?
  • APEC - "Apascenta os meus cordeiros" e Como guiar uma criança a Cristo - Betty Constance


voltar ao topo

Projeto 2001! Que benção! Mil metas para evangelizar as crianças de nossa cidade! Claro que é ambicioso, porém, é possível e imprescindível porque "ASSIM NÃO É DA VONTADE DE VOSSO PAI QUE SE PERCA UM SÓ DESTES PEQUENINOS". (Mateus 18:14), e porque nossas crianças necessitam de Jesus pois suportam muitas tristezas, angústias e carências.
   
I) O que é uma classe de 2 a 3 dias?
 
É um programa que se realiza ao ar livre na qual se apresenta o evangelho através de lições bíblicas visualizadas ou de uma atração especial ( Fantoches, teatro, musical, etc...) e se complementam com versículos para memorizar, cânticos, breve ensino sobre como orar, apelo e aconselhamento. Em dia consecutivos (preferencialmente o fim de semana)

 

II) Propósito do Projeto
  1. Para evangelizar em profundidade a maior quantidade possível de crianças.
2. Evangelizar crianças que não entram em uma igreja, não recebem o ensino Bíblico.
3. Dar oportunidade para as crianças entregarem suas vidas a Jesus.
4. Providenciar o aconselhamento para estas crianças.

 

III) Onde realizar?
 
Em terrenos baldios, praças, parques, esquinas amplas, jardins de casas, garagens, clubes, escolas públicas, etc. considerando que sejam locais cômodos e convinientes para colocar as crianças.

 

IV) Quando realizar?
 
Escolher o horário mais adequado para as crianças, considerando: a época do ano, suas atividades escolares e modo de vida do lugar.

 

V) Como realizar?
  Através de um programa integral dinâmico e atrativo que poderá Ter esta ordem:

Boas Vindas/jogos/Canções recreativas
Cânticos
Oração
Memorização
Lição/Representação

Apelo
Encerramento/Aconselhamento

10min.
10min.
5min.
10min.
20min.
5min.
10min.

 

VI) Quem pode realizar?
 
A equipe estará liderada por um professor/obreiro de crianças, que será o guia e responsável de um grupo formado de no mínimo 4 professores. Poderá estar integrado po jovens e adolescentes voluntários. Cada integrante deve compreender que a tarefa a realizar-se é de suma importancia, por tanto sua conduta respaldará tudo que faça e precisa prepararar-se adequadamente.

 

VII) Qual deve ser a preparação prévia?
 
  1. Ter uma reunião organizada com o pessoal para prepara o programa, buscando a orientação do Senhor em oração.
  2. Formar grupos de oração. Estarão integrados por 4 a 5 pessoas da igreja que se comprometam a orar por cada um dos encontros e pelas crianças. Entregar a cada grupo (depois do 1o dia) a lista de crianças que participaram detalhando as necessidades de cada um deles.
  3. Informar a igreja
  4. Preparar o material e o programa que será desenvolvido

 

VIII) Como fazer a divulgação?
 
Despertar o interesse para que no local preparado, todos estejam esperando ansiosos para saber o que acontecerá. Exemplo: Pode-se armar tendas no local, com bandeiras com o tema da campanha, também podemos correr o bairro com as bandeiras, balões segurados pelas crianças da igreja, convidando com folhetinhos a serem entregues.  
 
Observações:
É importante fazer uma recorrida casa por casa no mesmo dia da campanha, entregando convites e explicando cuidadosamente o que se vai fazer: "Somos um grupo de cristãos que vamos nos reunir com as crianças para contar-lhes uma história da vida de Jesus. Haverá música, memorização de pequenas partes da Palavra de Deus. Vocês também podem assistir para comprovar o que fazemos com as crianças (fala aos pais).

 

IX) Como fazer o aconselhamento?
 
="top" height="102">A) Estabelecer uma relação com a criança:
Qual é o teu nome?
Qual sua idade?
Que escola frequenta?
Por que está conversando comigo?
B) Diagnosticar a necessidade da criança e aconselhá-lho de acordo com a mesma.
1. Se deseja receber a Cristo: Apresentar o plano de salvação: Deus me ama (Jeremias 31:3)
Sou pecador (Romanos 3:23)
Cristo morreu por mim (I Cor 15:3-4)
Eu o recebo (Romanos 6:23)
Sou salvo (João 1:12)
2. Se já recebeu a Cristo: Segurança de salvação; se recebe uma só vez (I João 5:11-12)
3) Crescimento cristão: Confissão de pecados (I João 1:9)
Como enfrentar a tentação (I Joào 4:4)
Oração (Jeremias 33:3)
Leitura da Bíblia (Deuteronômio 17:19)
Testemunho (Marcos 16:15)
Assistência Regular (Hebreus 2:42)

 

X) Como manter o contato regular com as crianças?
 

Orar e buscar pessoas que orem por elas
Visitar / Incentivar a participar de atividades na igreja
Enviar cartas
Oferecer cursos por correspondência

voltar ao topo

 

"Alcançar crianças! É prioridade?"

"...E como ouviram se não há quem pregue? Romanos 10:14b

Realidade atual da:

  • Igreja

Base para os dados à seguir:

  • Trabalho ministerial do Treinando Obreiros
  • Pesquisa de Campo (várias denominações)
  • Pesquisa na Internet

Situação atual da Igreja, neste início de séc., em sua grande maioria:

  • Tem visão evangelística com adultos, entretanto não tem a mesma ênfase com as crianças. Não desenvolvem um trabalho de evangelização infantil como um estilo de vida(Campanhas, classes alternativas, projetos, outros).
  • Realizam uma a duas EBF durante o ano ou chamam um orgão que desenvolva este ministério para realizar um trabalho esporadicamente.
  • Fica restrita ao ensino bíblico para as crianças que frequentam a EBD, filhos de cristãos e visitantes.
  • Não evangelizam as próprias crianças, acreditam que sendo nascidos, e pela frequência na igreja e sendo filhos de membros, automaticamente são salvos.
  • Desenvolvem missões, sustentando e orando por missionários de outros países, porém não evangelizam seu bairro, sua região, sua rua, sua cidade.
  • Delegam a responsabildade ao ministério de missões ou evangelismo da igreja, justificando a própria omissão.
  • Há grande número de professores que trabalham com as crianças na EBD que não sabem como apresentar o plano de salvação para a criança.
  • Quando evangeliza, só o faz em locais carentes (favelas, morros) e o bairro classe média e alta? Condomínios?
  • Não crêem na salvação de crianças, "quando ficar mais velha, tomará sua decisão".
  • Não prioriza a criança como uma vida carente de salvação e crescimento espiritual.


A criança não é vista como uma vida que carece de salvação e crescimento. Nos acomodamos internamente, nos enclausuramos na igreja (templocêntrismo cristão, Lécio Dornas), dando muitas vezes total assistência as crianças da igreja e nem se importando com as crianças que perecem a nossa porta. Lam.1:16 ; 2:11,19. Estão sendo assoladas por satanás.


Bases Bíblicas para a Evangelização de crianças

Como reverter este quadro calamitoso neste início de século?

  • Isaías 61: 1 a 4 / João 15:16 / Pedro 2:9 / Mateus 28: 19,20 / Marcos 16: 15

Como líderes e professores do ministério infantil da igreja local precisamos:

  • Orar para que haja quebrantamento e amor pelas crianças perdidas. A começar em mim Líder ou professor.
  • Compartilhar, sob oração e mover do Espírito Santo, com os professores a urgência da ação.
  • Compartilhar com a Liderança da Igreja
  • Nos preparar!!!!!!

Partir para a AÇÃO - Vamos VOAR ? (Isaías 40:31)

Prepare a equipe de professores de sua igreja para VOAR e muito alto em o nome de Jesus sobre esta cidade!

V isão
O ração
A ção
R
esultado

Depois do resultado, do fruto, partimos para o ensino e discipulado destas crianças, apascentar as ovelhinhas (João 15:16 e 10)

Onde podemos VOAR ?

Nossa missão começa onde eu estou (minha Jerusalém Atos 1:8), no local onde está inserida minha igreja, casa, trabalho e vai até as terras mais distantes.

 

Evangelismo
e
Missões

  • Um mandamento (Marcos 16:15,16)
  • Uma obrigação ( I Coríntios 9:16)
  • Um dever ( II Timóteo 4:2)
  • Uma responsabilidade ( Ezequiel 33:8-11)
  • Um desafio (Mateus 18: 12,13
Se você quer VOAR conosco sobre o Rio de Janeiro, como igreja viva e atuante de Deus, participe do Projeto 2001
 

Alternativas para o evangelismo de crianças -

  • Campanhas evangelísticas ( 3 e 2 dias)
  • Evangelismo pessoal ao ar livre
  • Reunião evangelística ao ar livre
  • Hospitais infantis (cancêr, CTI, comuns)
  • Escolas Públicas e particulares
  • Escolas e hospitais p/ crianças surdas, mudas e def. físicos
  • Projetos sociais comunitários (crianças da rua, bairro)
  • Projetos Educacionais Comunitário
  • Serviço comunitário (fluoretação, pressão...)
  • Classe de 6 dias
  • Culto doméstico/ reunião familiar
  • Orfanatos e creches
  • Rádio e TV
  • Centro de recuperação p/ menores
    Outros...

Se o Ministério com crianças da sua igreja local aceitar o desafio evangelístico do Senhor Jesus, estará promovendo o crescimento abundante de crianças na igreja.
OBS: Crianças não vivem sozinhas, através delas familias inteiras serão alcançadas para Jesus.


Preparo do professor evangelista de crianças. Como guiar uma criança a Cristo

Precisamos VOAR com as crianças também!!!

Visão missionária e evangélística com as crianças
*** "Hoje não posso ser um missionário, quando eu crescer Deus vai me chamar..."

Devemos e precisamos ensinar as crianças que :

  • Elas podem e precisam ser missionárias também HOJE, na sua Jerusalém.
  • Que ela precisa entender e viver a sua condição de nova criatura, exalar o bom perfume de Cristo (testemunhando) e obedecer ao ide, como filha de Deus .
  • Ela pode compartilhar o plano de salvação com um amigo da escola, prédio, inglês, judô, natação etc...
  • Falar do amor de Jesus é algo inerente em sua vida, não precisa esperar crescer para que Deus a use.

SALVAÇÃO >>>>>>>>>>> CRESCIMENTO>>>>>>>>>>>> SERVIÇO



PROJETO 2001
Você pode VOAR conosco sobre o Rio de Janeiro

"Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama o coração perante o Senhor; levanta a Ele as mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas". Lam. 2:19

Como?

V isão - Compartilhando
O rando - Você, igreja, seara
A gindo - Evangelizando
R esultado - Recebendo as crianças (discipulando e pastoreando)

COMPARTILHANDO A VISÃO - Promova em sua igreja um encontro para ser ministrada a Palestra: "Alcançar crianças! É prioridade?" , divulgando a visão e projeto evangelístico 2001,convidando todas as igrejas da região e adjacências.

ORANDO - Promova reuniões de oração em sua igreja com este objetivo específico, com a equipe do ministério infantil e outros irmãos. E participe dos encontros de oração promovido pelo Treinando Obreiros com irmãos de várias denominações.

AGINDO - Promova campanhas e metas evangelísticas com o ministério infantil de sua igreja, conte com o apoio do Treinando Obreiros, gratuitamente.

RECEBENDO - Elaborando uma estrutura para receber e acompanhar a vida das crianças novas convertidas. Investindo no seu crescimento espiritual ( classe de novos convertidos) base cristã.

 

 Fonte. www.deixaiviramim.hpgig.com.br

O CARINHO DE JESUS PELAS CRIANÇAS



Jesus tratava as crianças com especial ternura e consideração. Uma vez, os discípulos quiseram distanciar as crianças que se aproximavam do Mestre. Mas Ele lhes disse: "Deixai vir a Mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. [...] Então, toamndo-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava" (Marcos 10:13-16).

Nenhuma tarefa de Jesus era tão importante a ponto de impedi-Lo de expressar seu amor para com as crianças. Na sociedade daqueles dias, as crianças eram subestimadas e não desfrutavam maiores direitos. Era-lhes proibido interferir nas tarefas dos adultos. Dessa atitude errada participavam os discípulos. Por isso, quiseram impedir que as crianças se aproximassem do Senhor. Mas Ele, com Sua terna aceitação dos pequenos, mostrouquanto as amava e o tratamento considerado que mereciam.

Quão triste o Mestre fica hoje quando vê como muitas crianças são maltratadas ou o abandono assassino em que vivem! Como Ele levantaria Sua voz para condenar a crueldade e o sofrimento que afligem tantas crianças de nossos dias! O que diria o Mestre ao observar o amor permissivo e indisciplinado que recebem tantos outros pequeninos? E, diante do amor dominante, possessivo e arbitrário que marca a vida de muitos outros filhos, não expressaria o Senhor franca rejeição?

Custa crer que existam em nosso mundo milhões de crianças que são vítimas cada dia de maus-tratos e que haja tantos milhares de crianças indefesas que morrem diariamente no mundo por falta da devida atenção. Contudo, "delas é o reino de Deus", e delas é também o mínimo direito de ser amadas, protegidas, alimentadas e educadas.

Você tem crianças sob seu cuidado? Sejam seus filhos, seus netos, seus alunos, ou crianças a quem cuida em sua profissão doméstica, trate-as com amor e paciência. Analise suas reações e procure guiá-las segundo sua necessidade particular. Lembre-se de que uma vez você também foi criança. Assim como os adultos, elas são propriedade de deus. Pense como Jesus as trataria se estivesse em seu lugar. Confie seu filho aos cuidados do Senhor, e assim você o apartará do mau caminho.


Extraído do Livro Ainda existe esperança, autor Enrique Chaij
 
Poderá também gostar de:
 




Piscadela